Justificativa
Conforme meu contato com as crianças durante esse ano, percebi grande curiosidade por parte delas perante objetos, sentimento e ações do seu cotidiano. E o livro “A mochila da Camila” de Gládis Maria Ferrão Barcellos, instiga a curiosidade de saber o que tem dentro da mochila, a imaginação, a valorização de sentimentos bons e sonhos.
Como dizia Emilia Ferreiro: “... por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.", assim concorda-se com Wallon quando diz que “ Nesta fase, a construção de si, é feita através de relações afetivas, interações sociais e principalmente pelo interesse da criança.”.
Assim, o trabalho está sendo voltado para a curiosidade das crianças da turma, tendo como princípio os objetos do cotidiano e os sentimentos e sonhos que cada criança carrega consigo mesma. Além de trabalhar sentimentos, entrarei com a informática como foco, por ser uma disciplina tão fundamental nos dias de hoje
Objetivos gerais:
· Trabalhar a história instigando a curiosidade das crianças perante os objetos e sentimentos.
· Interagir uns com os outros, mostrando que tem e o que gostariam de ter em suas mochilas.
· Instigar bons sentimentos e ações.
· Trabalhar com a importância do sonho e da esperança.
· Trabalhar atividades lúdicas sobre a história por meio da informática.
· Desenvolver a interação da turma por meio da roda de conversa sobre a história, praticando a oralidade.
Avaliação:
· Perceber se a criança absorveu os conteúdos matemáticos propostos.
· Avaliar se a criança gostou das atividades propostas.
· Fazer um levantamento para ver se elas aprenderam e fixaram o que foi ensinado.
· Constatar o que acharam do uso da informática e o que lhes acrescentou.
Bibliografia:
BARCELLOS, Gládis Maria Ferrão. A mochila da Camila. Porto Alegre – RS: Editora Sulina, 2003
BARBOSA, Maria Carmem Silveira Barbosa. Por amor e por força - Rotinas na Educação Infantil. Porto Alegre - RS : Artmed, 2006
BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre - RS : Artmed, 2008.
http://profkrisna.blogspot.com/2009/06/entrevista-com-emilia-ferreiro.html
Plano de aula:
13h30min: HORA DA RODA
Procedimento: Sentar em roda com as crianças e conversar com elas sobre o que elas têm dentro das suas mochilas. Então, ler a história “A mochila da Camila”, tirando os objetos respectivos de dentro de uma mochila, e após contar a história conversar sobre o que havia dentro, tanto o que eles puderam ver como o que eles não puderam como a felicidade e a esperança.
Objetivo: Trabalhar com a história para desenvolver a imaginação, os sonhos e também a sua realidade e o seu cotidiano.
14h00min: MOCHILA DA TURMA
Procedimento: Em um cartaz estará desenhado uma mochila, onde ainda na roda, as crianças decidirão o que irá na mochila e assim colaremos nela. Mostrarei representações de ações de sentimentos como amor, amizade, respeito, sonho e também alguns não bons onde as crianças decidirão quais irão ao cartaz e quais figuras representarão cada ação. Porém antes de colá-los cada criança poderá pintar uma das imagens.
Objetivo: Desenvolver trabalho com sentimentos onde instigam as crianças a ter esses sentimentos que as levam à boas atitudes.
14h30min: LANCHE
Procedimento: Relembrando o que havia na mochila da Camila de lanche, as crianças se dirigem ao refeitório onde poderão comer bolachas recheadas, no qual será explicado que não é um lanche que se recomenda comer diariamente, além do lanche da escola, onde é um momento de interação da turma.
Objetivo: Realizar um momento de interação e reposição de energias.
14h50min: ESCOVAÇÃO DE DENTES
Procedimento: Lembrando que na mochila da Camila também havia escova de dentes, as crianças se dirigem em grupos para escovarem os dentes.
Objetivo: Proporcionar um momento de higiene bucal, onde assim a criança aprenderá a ter uma boa higiene.
15h00min: SERIAÇÃO
Procedimento: Dar para cada criança um dos objetos da mochila da Camila desenhado, retirado do livro, porém cada um receberá de vários tamanhos e deverá colar em ordem crescente seriando e depois falará para turma seu objeto e com a ajuda dos colegas contarão quantos objetos cada um tem.
Objetivo: Trabalhar com seriação para desenvolver a noção lógico-matemático das crianças.
15h20min: JOGO DE MIMICA
Procedimento: Cada criança deverá dizer à professora qual seu sonho, maior desejo, somente para a professor, depois cada um vai fazer a mímica do seu sonho, sem falar nada, com o auxílio do professor e os colegas terão que adivinhar.
Objetivo: Socializar com a turma seus sonhos trabalhando assim a imaginação, criatividade e atenção de modo que a criança se desenvolva motoramente.
16h00min: LANCHE
Procedimento: As crianças se dirigem ao refeitório, onde recebem o lanche saudável do dia.
Objetivo: Proporcionar um momento de reposição de energias, lembrando a importância da fruta.
16h20min: MONTE SUA MOCHILA
Procedimento: As crianças serão dirigidas para a sala de informática, assim poderão usar o paint para desenhar o que querem levar dentro a suas mochilas, como fizeram na outra atividade, porém usando outros métodos.
Objetivo: Desenvolver a motricidade perante o uso do mouse e a prática de uso de computadores.
17h30min: NAVEGANDO PELA INTERNET
Procedimento: Deixá-los navegar livremente por site de jogos e atividades lúdicas, enquanto aguardam a chegada dos pais.
Objetivo: Realizar atividades online para trabalhar com o uso da tecnologia.
OBSERVAÇÃO DO PLANEJAMENTO:
- O planejamento foi realizado apartir da rotina de uma turma de 3 - 4 anos, no turno da tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário